O Passageiro do Venice-Simplon (parte 1)

“Escreva sobre o que você conhece” é um dos conselhos que escritores iniciantes recebem. Apesar das boas intenções, não sei se concordo muito. Me parece ser algo limitante demais para um tipo de atividade baseada na imaginação de quem escreve.

Eu diria que “escreva sobre o que você gostaria de conhecer” ou “escreva sobre o que lhe interessa” são conselhos melhores. O que não conhecemos, afinal, sempre pode ser conhecido com uma pesquisa bem feita na internet.

Apesar de ser um dos meus sonhos (e uma das viagens de turismo na minha lista de coisas a fazer num futuro próximo), eu nunca tive o prazer de percorrer a Europa a bordo de um trem. Em particular, do (talvez) mais famoso deles: o Orient Express.

Levando-me pelas máximas acima (e já que uma viagem real pelo Orient Express está além do meu alcance no momento), resolvi escrever sobre aquilo que gostaria de conhecer e sobre aquilo que sempre me interessou.

Vou tentar, então, embarcar nessa viagem. Inspirado, obviamente, no clássico da Agatha Christie, mas também em vários outros títulos de mistério e suspense (e, talvez, com uma pitada de elementos sobrenaturais), pretendo dar voz a essa ideia e subir a bordo do Orient Express para mais uma aventura.

Até onde o Orient Express vai me levar? Não sei. Mas, estou ansioso para descobrir. Pois, a partir de hoje, serei eu “O PASSAGEIRO DO VENICE-SIMPLON”.

Já estou na plataforma de embarque, e começo a ouvir o burburinho dos meus personagens conversando, prontos para subir a bordo do mais famoso trem da literatura de mistério.

Estou seguindo adiante com o projeto. Como se trata de um livro principalmente de mistério, creio que o enredo deve estar bem detalhado antes do início da escrita, propriamente dita. Resolvi utilizar uma versão ligeiramente modificada do método de estrutura de narrativa proposto por Randy Ingermanson, o Método Snowflake (Floco-de-Neve). Coloco links abaixo para uma descrição mais detalhada desse método, a quem se interessar.

Resumidamente, é assim: partimos de uma ideia inicial pequena (uma única sentença que descreva a história que queremos contar) e vamos expandindo os detalhes em parágrafos, depois em páginas, etc. Até o momento, eu completei os dois primeiros passos do método e dei início ao terceiro. São eles:

  • Passo 1

    Escrever um sumário de uma sentença que resuma a história. Já está pronto. Não vou divulgar ainda, pois pode ser que mude no decorrer do planejamento do enredo. Aliás, o próprio título deste projeto já deve sofrer uma alteração. Não fiquem com “Passageiro do Venice-Simplon” por muito tempo.

  • Passo 2

    Expandir a sentença do primeiro passo em um parágrafo inteiro com mais ou menos 5 frases, resumindo o início, o meio e o final da história. Já está pronto. Ainda não tenho os detalhes do desenvolvimento do enredo, mas já tenho uma ideia do que precisa acontecer e (mais ou menos) como vai terminar. Nada disso será engessado. Personagens têm a incrível capacidade de fazer coisas por conta própria e levar o enredo a lugares que não foram previstos.

  • Passo 3

    Sumário dos personagens principais, seus nomes, sua participação no enredo, suas motivações, seus conflitos e suas epifanias. Já tenho pronto o “sketch” da protagonista, e os nomes e ideias para outros 4 personagens (4 outros passageiros do Orient Express) que farão parte do enredo. Devo terminar este passo nos próximos dias.

Apresento meu bilhete ao jovem e simpático condutor, com o clássico uniforme azul da Wagon Lits, e sou direcionado pelo corredor do vagão, até o compartimento-leito em que ficarei até o final da viagem. Primeira-classe. Posso sonhar, afinal de contas, não?

Encontrei uma trilha sonora bem interessante, para dar mais inspiração e ambientação ao planejamento. Segue o link:

Próxima atualização no próximo final de semana. Espero que, até lá, o condutor da Wagon Lits já tenha anunciado a partida e que estejamos todos a bordo. Meu bilhete, pelo menos, já está em mãos.

Ainda estou no terceiro estágio do método Snowflake para a construção do enredo, em que preciso fazer o sketch dos personagens principais. Tenho um sumário até que bem completo (com descrição física, histórico e motivação) para três personagens. Está sendo um pouco mais difícil fazer um sketch completo de outros dois personagens centrais, embora eu já tenha seus nomes, descrição física e papel no enredo.

Vou avançando, sem me deixar demorar demais em pontos onde o desenvolvimento empaca. Por isso, já comecei o quarto estágio do método Snowflake (seguindo em paralelo ao terceiro) já tomando a liberdade de alterá-lo um pouco. Em vez de elaborar o sumário de 1 parágrafo do enredo (do estágio 2), comecei a pensar nos detalhes do mistério a ser solucionado. Isso talvez me ajude a amarrar um pouco mais os personagens, dando maior coerência a suas motivações.

Quero ver se até o próximo final de semana eu já tenha todo o corpo do mistério bem detalhado. Meu objetivo, ao longo desta próxima semana, será, portanto, escrever um sumário dos 3 elementos centrais de todo crime: motivos, meios e oportunidades. Vamos ver se eu consigo decifrar esse quebra-cabeças no prazo.

Uma ambientação inspirada na temática Dark Academia talvez me ajude nessa empreitada. Segue link abaixo.

Um abraço e até a próxima!

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