Aventuras na autopublicação

Clique na imagem acima para ver o vídeo

Cada vez mais, a autopublicação por meio de canais digitais (Amazon KDP e o Clube dos Autores são os que me vêm à mente assim de bate-pronto) vem se tornando uma alternativa não só possível como também interessante para escritores iniciantes. A facilidade de se lançar um livro por este caminho, porém, vem com seu preço: compete ao escritor realizar todo o trabalho de produção que vem depois do livro estar escrito. Compete ao escritor percorrer o caminho entre o “FIM” no manuscrito, e ver um exemplar em alguma estante, física ou virtual.

A diagramação do livro é uma das etapas da autopublicação. Não sou diagramador, mas há algumas dicas que posso passar adiante, depois de ter passado horas e horas na frente da tela, corrigindo margens, verificando paginação e cabeçalhos e eliminando as chamadas palavras e linhas “viúvas” e “órfãs”.

O Microsoft Word é um excelente processador de texto, mas é bem sabido que ele não é o programa ideal para a diagramação depois que o texto está pronto. Ainda assim, é possível fazer uma diagramação básica e tornar um manuscrito todo em Times New Roman, numa folha A4, em algo com jeitão de um livro. No vídeo que acompanha este post, eu mostro as ferramentas básicas do Word que podem ser úteis para quem irá preparar seu livro para a publicação. Neste primeiro post da série “Aventuras da Autopublicação”, eu vou tentar ilustrar:

  1. Como mudar o tamanho do papel para um tamanho padrão para livros de ficção.
  2. Como configurar as margens.
  3. Como aplicar estilos no corpo do texto, nos títulos e nos subtítulos.
  4. Como incluir uma letra capitular.

Em um próximo vídeo, devo trazer outras técnicas e ferramentas que eu usei enquanto fazia a diagramação do Svengali. Espero que seja útil.

Um abraço, e até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.